Nasceu em San Sebastián, onde iniciou os seus estudos de violino e viola. Continuou os seus estudos na Escola de Música Reina Sofía, em Madrid, na Universidade de Toronto, na Hans Eisler Hochschule für Musik, em Berlim, e no Conservatório de Amsterdão.
Conquistou diversos prémios em concursos, incluindo o Prémio Nacional “Pablo Sarasate”, o Concurso Nacional de Violino “Isidro Gyenes”, o Concurso Internacional “Julio Cardona” em Portugal, o Concurso “Vittorio Gui” em Florença, e o Prémio “Bonporti” de violino barroco, em Rovereto, Itália.
Mercero dirigiu, como concertino, a Orquestra da Cidade de Granada, a Orquestra Sinfônica de Burgos, a Orquestra Barroca de Salamanca e a Orquestra Barroca de Sevilha.
Foi concertino convidado da Ópera de Oviedo, da Academia Bizantina, de I Barocchisti, da Orquestra Filarmônica de Gran Canaria, da Orquestra Sinfônica de Vallés, da Capela Real de Madrid, da Cetra Barockorchester Basel e da Kammerorchester Zurich. Também colabora regularmente com grupos como Café Zimmermann, Le Concert des Nations, Le Parlement de Musique, Il Complesso Barocco e The Rare Fruits Council. Actualmente é director do grupo Musica Boscareccia, com o qual gravou recentemente um CD dedicado à obra de Francesco Corselli. Colabora também como professor na JONDE (Associação Nacional de Música Espanhola) e na Academia de Música Antiga da Universidade de Salamanca. Actualmente lecciona quarteto de cordas na Musikene.